O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) pediu nesta quarta-feira (25), que as ações de combate e prevenção do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas sejam mais “agressivas” por parte do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus. Em seu pronunciamento na Sessão Ordinária virtual da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em virtude do isolamento por conta da pandemia, o parlamentar ressaltou que as iniciativas das duas esferas no enfrentamento da doença no Estado ainda são tímidas.

“As medidas do Governo e da Prefeitura para o combate do coronavírus ainda são tímidas. Desde o começo da pandemia eu venho ligando para prefeito, secretário e Governo para sugerir e cobrar ações conjuntas e concretas, mas até agora, vejo que o Amazonas não está minimamente preparado para a questão do coronavírus”, alertou o deputado.

Barreto cobrou, ainda, sobre as ações anunciadas pelo Executivo para o combate da Covid-19 no Estado. Muito próximo ao Amazonas, por exemplo, o Governo enviou à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) pedido de estado de calamidade pública e a Casa decidiu a favor por unanimidade o Projeto de Lei, que decretou e instituiu comissão, composta por três deputados, para acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas a serem adotadas. O envio, aliás, foi seguido por diversas Casas Legislativas.

“Cadê os hospitais de campanha, como está o Delphina, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão preparadas? Cadê o pacote econômico e o projeto de calamidade pública? São esses questionamentos que me pergunto como está o sentimento de confiança em relação às ações estaduais e municipais. Eu não vou bater palma para governador, prefeito e secretário porque ainda estão devendo à população”, comentou Wilker.

O parlamentar aproveitou para elogiar a atuação dos deputados da Casa em aprovar matérias voltadas para a pandemia no Estado, que já contaminou 47 pessoas e teve a primeira morte pelo novo coronavírus registrada na última terça-feira (24) em Manaus.

“A Assembleia está de parabéns pela sensibilidade do tema e pelo esforço pela aprovação das matérias, mesmo com nossas limitações. É uma prova que o Parlamento está junto com a sociedade amazonense para enfrentarmos esta crise”, finalizou o deputado.

 

 

Gabinete do Deputado Wilker Barreto (Podemos)

Texto: Assessoria do Deputado

Anderson Silva (92) 99173-7780 / 99906-2653

Nathalia Silveira (92) 98157-3351

Gabinete (92) 3183-4324

Foto: Wilkinson Cardoso