A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou requerimento da deputada estadual Joana Darc (PL) em que ela indica que Governo do Estado preste auxílio às comunidades indígenas e ribeirinhas no enfrentamento ao Covid-19. Já há casos de indígenas que foram infectados pelo Coronavírus no Amazonas.

O primeiro caso foi de uma moradora da Aldeia São José, em Santo Antônio do Içá. Ainda que o suporte aos aldeados seja de responsabilidade do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), a parlamentar considera gravidade da situação e solicita apoio.

“Considerando que Governo do Estado do Amazonas adotou medidas com vistas à prevenção da proliferação do novo Coronavírus, e visto os reflexos sociais, econômicos e de saúde pública, surge a necessidade de serem contemplados as comunidades ribeirinhas e indígenas com esse suporte”, defende.

A proposta sugere ao Executivo Estadual que se realizem atividades de prevenção e coibição do COVID-19 nas comunidades, como por exemplo, a publicidade para a população de como se prevenir diante da doença, a distribuição de máscaras e álcool em gel e informações acerca de como o isolamento social é importante para o enfrentamento da doença.

O requerimento foi aprovado pelos demais deputados estaduais na sessão virtual de terça-feira (7).

 

 

Gabinete da Deputada Joana Darc (PL)

Texto: Assessoria da Deputada

Luana Carvalho

Foto: Fábio Romão (92) 98174-0647