Nesta semana a deputada estadual Joana Darc (PL) reforçou seu indicativo de n°1429/2020, requisitando apoio do corpo de saúde do Comando Militar da Amazônia (CMA), Força Aérea Brasileira (FAB) e Marinha do Brasil, incluindo estrutura de leitos, no enfrentamento à Covid-19 no estado do Amazonas.

De acordo com a parlamentar, as forças armadas têm pessoal e estrutura para apoiar o Estado neste momento de crise. “As forças armadas atuam em situações emergenciais, sempre presente para ajudar e acredito que este momento exige total apoio do Comando Militar. Por isso protocolei esse indicativo, sugerindo ao Governo do Estado que solicite o apoio para enfrentarmos este vírus”, frisa.

Em seu pedido, Joana justifica que toda a capacidade do Sistema de Saúde do Governo do Estado está de prontidão e considera que o alto índice de propagação do novo Coronavírus nos próximos dias pode sobrecarregar ainda mais os hospitais. “É uma crise mundial, estamos vivendo uma pandemia e neste momento toda ajuda é válida. Seja do Governo Federal, seja das Forças Armadas, das unidades de saúde particular. É hora de nos unirmos para vencer esta doença”, ressaltou a deputada.

 

Mais equipamentos de proteção individual

 

Na última terça-feira (28), Joana Darc também reforçou seu indicativo à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), solicitando a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para profissinais que atuam nos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) do Alvorada e São Raimundo e esclarecimentos acerca de informações de que os profissionais estavam sem os equipamentos.

“Há uma escassez mundial destes equipamentos, sabemos disso. E recentemente tivemos informações de que alguns profissionais estavam sem esses EPIs para atuarem no combate ao novo Coronavírus. A aquisição desses equipamentos a estes profissionais é de extrema importância, tendo em vista o fato de que eles entram constantemente em contato com pessoas que procuram atendimento médico por suspeita de Covid-19”, justificou.

 

 

Gabinete da Deputada Joana Darc (PL)

Texto: Assessoria da Deputada

Luana Carvalho (92) 984523775

Foto: Fábio Romão (92) 98174-0647