No dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, data instituída em meados dos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da Enfermagem no mundo:  Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

A data foi destacada na manhã desta terça-feira (12), pelo deputado estadual Cabo Maciel (PL) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), parabenizando todos os profissionais de enfermagem do Amazonas.

De acordo com Cabo Maciel, a profissão que tem origem milenar e data da época em que ser enfermeiro era uma referência a quem cuidava, protegia e nutria pessoas convalescentes, idosos e deficientes. Durante séculos, a enfermagem vem formando profissionais em todo o mundo, comprometidos com a saúde e o bem-estar do ser humano.

Neste momento difícil onde o mundo, o Brasil e o Amazonas enfrentam a pandemia do novo coronavírus os enfermeiros vêm se transformando em grandes heróis da população, pois estão na linha de frente trabalhando e preocupados em não levar a transmissão do vírus para casa e contaminar seus familiares. Muitos já morreram, outros foram afastados por estarem contaminados e novos Enfermeiros estão sendo convocados para trabalharem.

Apesar das dificuldades por que passam os enfermeiros do Amazonas, o deputado Cabo Maciel parabenizou a todos pelo seu dia, lembrando que o processo de enfermagem é a dinâmica das ações sistematizadas e inter-relacionadas, visando sempre à assistência ao ser humano.

 

 

Gabinete do Deputado Cabo Maciel (PL)

Texto: Assessoria do Deputado

Jerson Aranha (92) 99156-0879

Foto: Paulo Ferraz (92) 99425-2514