Com o anúncio do adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para o final deste ano, devido á pandemia da Covid-19, a deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) sugeriu, na Sessão virtual desta quinta-feira (21), que o Governo do Estado ofereça um curso preparatório, à distância, para os alunos da rede estadual de ensino que irão fazer as provas.

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Therezinha Ruiz disse que a sugestão será encaminhada ao Governo, por meio de requerimento, com indicação à Secretaria Estadual de Educação (Seduc), que já vem tocando o projeto Aula em Casa, com transmissão de conteúdo pela Tv aberta, para os estudantes do ensino médio.

Na avaliação da deputada, os alunos precisam de um reforço e de revisão das matérias, com atualização de temas de redação, visando prepará-los melhor para alcançar êxito no Enem, sobretudo nesse momento de suspensão das aulas presenciais.

“O Enem é muito concorrido, com a participação de milhares de alunos do País inteiro, que sonham em ingressar na universidade em busca de uma profissão, mas para isso, os nossos alunos precisam estar bem preparados para serem aprovados”, observou a deputada.

Para Therezinha, a Seduc tem as ferramentas para preparar os alunos para o Enem, a exemplo do seu empenho  na transmissão das aulas, para a capital e interior do Estado, com uma equipe de professores capacitados na preparação e apresentação do conteúdo pedagógico, através do Centro de Mídias do Amazonas (Cema), que funciona na sede da secretaria.

 

Volta às aulas

 

O retorno às aulas, previsto para o dia 13 de junho, foi outra questão levantada por Therezinha Ruiz, que manifestou preocupação com as providências que precisam ser tomadas para garantir os cuidados com a saúde dos alunos. “Nós assistimos, em vários países, a volta às aulas com todo um aparato de medidas rigorosas de higienização. Mas não sabemos como vai ser aqui”, assinalou Therezinha.

De acordo com a deputada, a escola envolve professores, alunos, pais e demais servidores, que exigem um ambiente seguro para o retorno gradativo das atividades diárias. “Temos salas de aula com 30 e até 40 anos, como será assegurada a proteção dos alunos e professores contra o coronavirus?”, questionou Therezinha Ruiz.

Para tanto, a deputada encaminhará um expediente ao Governo do Estado, solicitando esclarecimentos sobre a retomada das aulas na rede estadual de ensino, bem como sobre as medidas de proteção contra a Covid-19.

 

 

Gabinete da Deputada Therezinha Ruiz (PSDB)

Texto: Assessoria da Deputada

Gabinete (92) 3183-4541