O dia 26 de junho foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Internacional de Combate às Drogas. Data criada após recomendações da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas.

Para tratar do assunto, o deputado estadual Carlinhos Bessa (PV) que preside a Comissão de Políticas Sobre Drogas da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), promoveu na tarde desta sexta-feira (26), uma ‘live’ com Allan Campelo, psicólogo e especialista em dependência química.

Bessa explicou que o objetivo da conversa foi para falar de políticas públicas sobre drogas como: dependência química, prevenção e tratamento. “Primeiramente quero agradecer a participação das pessoas em nosso debate. Precisamos construir e tratar juntos esse problema que é de todos, que afeta não só o dependente, mas a família, a saúde e a segurança pública. Agradeço também ao excelente profissional, Allan Campelo que se disponibilizou em compartilhar conosco soluções no enfrentamento a dependência química”, disse.

Em outro momento do encontro, Bessa destacou o importante trabalho que a Fazenda da Esperança realiza no Amazonas por meio do acolhimento, tratamento e recuperação de dependentes químicos. “Visitei a fazenda da Esperança, conheci muita gente lá. Pessoas que saíram e conseguiram se recuperar e agora ajudam outros dependentes. É um trabalho que precisa de apoio e reconhecimento. Muito em breve teremos uma casa de acolhimento da Fazenda no município de Tefé para atender as famílias do Médio Solimões, da qual destinei uma parte de minhas emendas parlamentares”, disse.

Ao tratar de ações de combate às drogas, o parlamentar ressaltou a importância da reativação da Base Anzol. “É muito importante que a Base volte a funcionar e seja realocada estrategicamente entre os municípios de Tefé e Coari que, infelizmente, são uma rota para a distribuição de drogas pelo interior”, finalizou.

 

 

Gabinete do Deputado Carlinhos Bessa (PV)

Texto: Assessoria do Deputado

Emerson Benevides (92) 99124-0016

Foto: Alexandre Linhares