Em pronunciamento, na manhã desta quinta-feira (2), o deputado Adjuto Afonso (PDT), falou sobre as ações para o Dia do Cooperativismo, celebrado sempre no primeiro sábado do mês de julho, quando se realiza o Dia C – Dia de Cooperar. O parlamentar, que preside a Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo (Frencoop), da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), explicou que, por conta da pandemia de Covid-19, que instituiu o isolamento social, a data será evidenciada de forma virtual, sob a coordenação da Organização das Cooperativas do Brasil no Amazonas (OCB-AM).

“A OCB, que tem na presidência o Merched Chaar, uma pessoa muito envolvida com o cooperativismo, comandou até o ano passado grandes ações, nas quais sempre estivemos como parceiros, disponibilizando vários atendimentos na Arena da Amazônia. Esse ano, infelizmente, tivemos que realizar ações isoladas, que serão exibidas no sábado, dia 4, no site da OCB”, explicou o deputado.

 

Frencoop em ação

 

Durante a semana, a equipe da Frencoop, com o apoio de técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu ações de campo, seguindo todos os procedimentos de segurança, no Lar das Marias e na Casa do Idoso São Vicente de Paulo. Foram disponibilizados serviços básicos, como aferição de pressão e glicose. Em média, 40 pessoas foram atendidas, além da entrega de kits de higiene.

Uma das coordenadoras voluntárias do Lar das Marias, Glaucia Maria Oliveira, agradeceu a visita e avaliou a importância da ação, mesmo nesse momento delicado que o país enfrenta. “É importante que essas pessoas não se sintam esquecidas. O deputado é nosso parceiro há muitos anos, e ele está sempre presente em nossos eventos. Ele não só ajuda, como também comparece, e isso é muito importante. Queremos agradecê-lo por sempre nos apoiar”, ressaltou a coordenadora.

Segundo a OCB, ao todo, serão veiculadas no PORTALDIAC, 26 ações voluntárias, que envolvem, além da Frencoop, outros parceiros, como por exemplo, Fundação Alfredo da Matta (Fuam); Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS/AM); Frente Parlamentar de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, Empreendedores Individuais e Cooperativas de Manaus (Frempeico); Cooperativa de Trabalho Médico LTDA (Unimed Manaus); Educadores Inovadores da Amazônia (Eduinovam); Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror); dentre outros órgãos e entidades.

 

 

Gabinete do Deputado Adjuto Afonso (PDT)

Texto: Assessoria do Deputado

Nívia Rodrigues (92) 99983-6147 / 3183-4579

Foto: Ney Xavier