O deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) propôs a prorrogação das carências de empréstimos e financiamentos realizados pelo setor do turismo durante a pandemia de Covid-19. A sugestão do parlamentar, em forma de indicativo ao Governo do Estado, visa amenizar a situação financeira de empresários e profissionais que optaram pelo auxílio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), em 2020, mas que estão impedidos de honrar seus compromissos devido à suspensão das atividades comerciais no Amazonas.

Em sua fala na Sessão ordinária híbrida da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) da última quinta-feira (18), Wilker afirmou que a extensão do prazo de pagamento irá socorrer o setor, que foi duramente castigado com a pandemia da Covid-19. Atividades como artesanato e pesca, passeios turísticos e o funcionamento de agências de viagens foram suspensas por conta da doença, além da queda brusca na renda de trabalhadores que dependem do turismo.

“Nós temos uma cadeia de turismo toda parada, os guias de turismo e canoeiros estão passando fome, os empresários do setor que emprestaram dinheiro em 2020 terão suas carências terminando agora. Qual é a chance de eles honrarem seus compromissos? Por isso, queria propor um indicativo ao Governo para que as carências relativas à pandemia fossem postergadas, porque infelizmente ainda estamos vendo uma luz muito distante no fim do túnel da cadeia econômica”, explicou Barreto.

O deputado pediu, ainda, mais sensibilidade tanto do Governo do Estado quanto da Prefeitura de Manaus para mais ações de socorro social durante a pandemia. “O Governo precisa sentar juntamente com a Prefeitura e ver o que conseguem ampliar a mais do que estão dando. Peço ao Governo que amplie a necessidade de outros setores que estão bastante machucados”, finalizou.

 

 

Gabinete do Deputado Wilker Barreto (Podemos)

Texto: Assessoria do Deputado

Anderson Silva (92) 99173-7780 / 99906-2653

Nathalia Silveira (92) 98157-3351

Gabinete (92) 3183-4324

Foto: Danilo Mello / Aleam