No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o deputado Felipe Souza (Patriota), encaminhou à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), um Projeto de Lei (PL) que institui a Política Estadual de Saúde Mental para os integrantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares, Agentes Penitenciários e demais trabalhadores da segurança pública do quadro de servidores civis e militares do Estado do Amazonas.

De acordo com a proposta, o objetivo é planejar, executar, controlar e avaliar todas as atividades relacionadas à saúde mental dos agentes públicos, de modo a dar condições plenas nos campos de atuação desses profissionais.

Para o parlamentar, autor da propositura, o Estado precisa garantir o bem-estar biopsicossocial desses profissionais, “é de extrema necessidade que o Governo adote e desenvolva ações e programas de educação, promoção e prevenção e até tratamento e reabilitação dos agentes públicos já acometidos de algum transtorno mental”, disse.

Ainda segundo o texto do PL, a execução dessa política seguirá as diretrizes internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das Políticas Nacional e Estadual de Saúde Mental e Saúde do Trabalhador.

“Eles não estão alheios a passar por isso, pelo contrário, o Amazonas está em sétimo lugar entre os estados que mais registraram suicídio de policiais nos últimos seis anos. Muitos desses profissionais desenvolvem atividades de muito risco e vivem sob forte estresse. É nosso dever e obrigação zelar pela saúde e qualidade de vida deles”, acrescentou Felipe.

 

 

Gabinete do Deputado Felipe Souza (Patriota)

Texto e Foto: Assessoria do Deputado