PSL

Deputado Delegado Péricles

Perfil

Nome: PÉRICLES RODRIGUES DO NASCIMENTO

Partido: PSL

Aniversário: 27/08/1977

 

Delegado da Polícia Civil, 41, Péricles Rodrigues do Nascimento é amazonense, casado, filho de uma professora e um taxista. Nascido no dia 27 de agosto de 1977, Péricles formou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Iniciou carreira profissional como oficial do Exército Brasileiro, onde passou oito anos. Foi aprovado em concurso para o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e atuou neste poder por seis anos. Em 2013, assumiu o cargo de delegado da Polícia Civil, no Amazonas, após ser aprovado em mais um concurso.

Péricles ocupa pela primeira vez um cargo político. Eleito com 30.573 votos e com o apoio do presidente Jair Bolsonaro, o deputado estadual tem entre suas 'bandeiras': a ampliação das escolas militares; melhorias para as polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros; a segurança pública e de fronteiras; a melhoria do escoamento da produção rural do Estado e a defesa da Zona Franca de Manaus.

Como delegado, Péricles trabalhou em diversas delegacias, inclusive em municípios do interior do Amazonas. A Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) foi sua última atuação. Nela permaneceu por dois anos.

Entre ações e prisões de destaque em sua carreira, está a prisão de 15 integrantes de quadrilha especializada em roubos de veículos, todos levados de Manaus para o interior do Estado, em dezembro de 2016.

Outra grande operação comandada pelo delegado foi a apreensão de carros roubados, em maio de 2016, no Estado do Pará. Na ocasião, foram recuperados 71 veículos. Todos devolvidos aos verdadeiros donos.

Atuante nos fronts, o deputado estadual tornou-se vítima da criminalidade. Em outubro de 2017, foi alvejado com um tiro no rosto durante operação no bairro Campos Sales, zona Oeste de Manaus. Permaneceu 30 dias internado em hospitais de Manaus e São Paulo e foi submetido a diversos procedimentos cirúrgicos.

Recuperado, recebeu homenagens por sua atuação e, ao participar de feira de armas nos Estados Unidos, foi convidado por Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, a se filiar ao PSL e se candidatar a deputado estadual. Aceitou o desafio e foi eleito.