PV

Roberto Cidade

Perfil

Nome: Roberto Maia Cidade Filho

Partido: PV

Aniversário: 02/10/1986

 

Roberto Maia Cidade Filho é deputado estadual do Amazonas pelo Partido Verde (PV), nasceu em Manaus (AM), no dia 02 de outubro de 1986. Filho de Roberto Maia Cidade e Angela Arruda Cidade, é casado e tem três filhos. Em 2016, aos 29 anos, concorreu a sua primeira eleição para o cargo de vereador na cidade de Manaus, sendo contemplado com 6.285 votos, ficando em 25º colocado das 41 vagas, porém devido a coligação não entrou para o parlamento municipal, mas ficou como 1º suplente pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN). Nas eleições de 2018, concorreu a vaga de deputado estadual no Amazonas pelo PV, conquistando 33.239 votos de confiança do povo amazonense, sendo o segundo mais votado no pleito. Ainda no ano de 2018, assumiu a vaga de vereador na Câmara Municipal de Manaus, após a saída do titular.

Em 1º de fevereiro de 2019, assumiu o mandato como deputado estadual para 19º Legislatura na Assembleia Legislativa do Amazonas, dia também que foi eleito Terceiro-Vice Presidente da Casa Legislativa e assumiu a Presidência da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade da Aleam.

De fevereiro a dezembro de 2019, o parlamentar apresentou 79 Projetos de Lei, 352 Requerimentos e foi relator de 20 matérias, sendo um dos mais atuantes no primeiro ano de mandato. Através da Comissão de Transporte realizou audiências públicas para discutir sobre a realidade dos portos do interior, os entraves da pavimentação da BR-319, além de ações e campanhas para um trânsito mais seguro.

Ainda em 2019, o parlamentar implementou o Programa Social intitulado Cidade em Ação, voltado para ajudar as pessoas em diversas áreas como saúde, emissão de RG, assistência Jurídica, entre outras.

No início de  2020, Roberto Cidade foi eleito Presidente Municipal do Partido Verde (PV) em Manaus. Logo em seguida o mundo foi surpreendido e afetado radicalmente pela pandemia do novo coronavírus. Ainda assim, o parlamentar, mesmo com as restrições exigidas pelos órgãos de controle sanitário para evitar a proliferação da doença, apresentou 48 Projetos de Lei e 647 Requerimentos, atendendo demandas da população com serviços essenciais, tanto na capital como no interior.

A busca para amenizar os transtornos e sofrimentos decorrentes da Covid-19 estiveram presentes no mandato de 2020. O deputado destinou parte das Emendas Impositivas para o combate do vírus, compra e distribuição de cestas básicas para as pessoas em vulnerabilidade social, bem como, solicitação aos governos Federal, Estadual e Municipal de ações que pudessem atenuar a crise econômica e de saúde pública, entre elas a isenção de tributos, solicitação de envio de insumos e medicamentos para o interior.

O parlamentar foi autor do Projeto de Lei que permitiu o parcelamento das contas de energia elétrica, a fim de evitar que as famílias com dificuldades ficassem sem o abastecimento de luz. Também foi favorável e coautor do Projeto de Lei que proibiu o corte de fornecimento de água e luz para as famílias de baixa renda, enquanto durar a pandemia, entre outras ações diretas ou indiretas para beneficiar o povo do Amazonas.

Roberto Cidade foi favorável ainda a aprovação de matérias que vão contribuir diretamente na vida dos servidores públicos do estado, como o escalonamento da Polícia Civil, o reajuste dos Delegados, o auxílio fardamento para as polícias e Corpo de Bombeiros, bem como, ao projeto que estendeu o Fundeb ao corpo administrativos e todos que atuam na educação, como porteiros e merendeiras.

Cidade demonstrou nos dois primeiros anos de mandato como deputado estadual a luta em favor de melhorias para a qualidade de vida das pessoas, dos serviços públicos e da economia do Amazonas.

Nos últimos trinta anos, segundo relatos da Assembleia Legislativa, Roberto Cidade foi o único deputado de primeiro mandato a ser eleito Presidente do Poder Legislativo e o mais novo também, com 34 anos. Feito ocorrido no dia 03 de dezembro de 2020, quando a Chapa 1 liderada pelo parlamentar recebeu 16 dos 24 votos, sendo eleita para o mandato de dois anos.

Filiações Partidárias: PTN - Partido Trabalhista Nacional

                                     PV - Partido Verde

Mandatos Eletivos: Vereador de Manaus - 17ª LEGISLATURA

                                  Deputado Estadual do Amazonas - 19ª LEGISLATURA

                                   Presidente da Assembleia Legislativa - biênio 2021/2022