PODEMOS

Wilker Barreto

Perfil

Nome: Mauricio Wilker de Azevedo Barreto

Partido: PODEMOS

Aniversário: 01/08/1976

 

Maurício Wilker de Azevedo Barreto nasceu em Manaus, no dia 1º de agosto de 1976. Cursou o ensino fundamental na Escola Álvaro Botelho Maia e o ensino médio no Centro Educacional Integrado de Manaus (Ceima). Em 2002, concluiu o curso de Economia na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É especialista em Políticas Públicas e Engenharia de Negócios pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte) e em Engenharia Financeira pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa). Possui mestrado em Sustentabilidade e Meio Ambiente pela UFAM e atualmente cursa o doutorado em administração no Ciesa.

Iniciou carreira política em 2008, quando foi eleito vereador pelo PHS (Partido Humanista da Solidariedade), com 7.176 votos, para compor a 15.ª Legislatura. No seu primeiro mandato, apresentou várias proposituras de relevância social. Em 2012, foi reeleito vereador com 8.300 votos. Tornando-se líder do prefeito na Câmara Municipal de Manaus, no biênio 2013-2014. Durante a 16.ª Legislatura, apresentou projetos de grande impacto social que foram aprovados e viraram leis municipais.

Candidatou-se a deputado federal em 2014, também pelo PHS, quando obteve 16.064 votos, ficando na condição de suplente. Em 17 de dezembro do mesmo ano, disputou a presidência da Câmara Municipal de Manaus com os vereadores Professor Bibiano (PT), Marcel Alexandre (PMDB), Marcelo Serafim (PSB) e Fabrício Lima (SD), sendo eleito com 35 votos para o biênio 2015-2016. Em 2016 foi reeleito para o 3º mandato de vereador pelo PHS, com 10.207 votos. Tomou posse no dia 1.º de janeiro de 2017, quando também foi eleito presidente do parlamento municipal para o biênio 2017-2018, com 38 votos dos 41 vereadores.

Na presidência da Câmara Municipal de Manaus, Wilker demonstrou grande capacidade como líder e gestor: investiu em áreas estratégicas para o Legislativo Municipal, equilibrou as finanças, ampliou o diálogo e firmou parcerias com outras instituições locais e de fora do Estado, além de promover melhorias na estrutura física e de pessoal da CMM.

Em 2018, foi eleito pela primeira vez deputado estadual com 29.275 votos pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS) para o período de 2019/2022. Em março, passou a presidir o Podemos no Amazonas.

Na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) é presidente da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca de Manaus (ZFM), além de membro de outras, como: vice-presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação; membro da Comissão de Finanças Públicas; Comissão de Educação; membro da Comissão da Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento; membro da Comissão de Saúde e Previdência.

Wilker também é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319, contribuindo com ações e ideias para a pavimentação da estrada, que poderá interligar a Amazônia com o resto do Brasil e trazer benefícios para o modelo econômico da Zona Franca de Manaus.

Líder da Minoria na Aleam, Wilker tem se destacado na tribuna do Legislativo fazendo uma oposição de forma justa e responsável ao Governo, lutando por melhorias e causas em áreas como saúde e educação.