PP

Dermilson Chagas

Perfil

Nome: Dermilson Carvalho das Chagas

Partido: PP

Aniversário: 10/08/1970

 

Nascido em 10 de agosto de 1970, Dermilson Carvalho das Chagas é formado em Administração pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Foi o quarto deputado estadual mais votado na eleição de 2014, com 29.324 votos, e o único parlamentar a ter votos em todos os 62 municípios do Amazonas. Nas eleições de 2018, Dermilson foi eleito para o seu segundo mandato, e dessa vez, foi o terceiro mais votado com 31.625 votos.

Por sete anos ocupou o cargo de superintendente regional do Trabalho, combatendo fraudes no seguro-defeso dos pescadores e trabalho escravo no interior do Estado.

Iniciou sua trajetória política aos 17 anos, na Associação de Moradores do Bairro Japiim, em Manaus.

Após ingressar na Ufam, Dermilson participou durante quatro anos do movimento estudantil no Centro Acadêmico de Administração (CAD) e no Diretório Central dos Estudantes (DCE). Por influência da trajetória política de Jefferson Peres, Chagas filiou-se no Partido Democrático Trabalhista (PDT), sigla onde permaneceu por 16 anos.

Foi presidente do PDT no Amazonas, secretário-geral e, por duas vezes, foi membro do Diretório Nacional. Em 2016, convidado por lideranças da pesca, e filiou-se ao Partido Ecológico Nacional (PEN)- novo Patriota - e ocupou a presidência da Sigla no Amazonas. Já em 2018, no governo suplementar de Amazonino Mendes, Dermilson foi escolhido por ele para ser seu líder na Assembleia Legislativa do Amazonas. No mesmo ano, Dermilson saiu do PEN e se filiou ao Partido Progressista (PP).

Dermilson Chagas Já presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPPADR), na qual hoje é vice-presidente. Atualmente ele é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Assuntos Indígenas e Legislação Participativa. O parlamentar se destaca na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, pelo seu posicionamento independente, pelas audiências públicas com cientistas, técnicos e com a comunidade; e por colocar em discussão assuntos como o projeto do Governo Federal de privatização do rio Madeira, os impactos das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, e a produção de alimentos orgânicos, repasse correto dos recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI). Além de denunciar vários casos de corrupção, contratos superfaturados e pagamentos irregulares do Governo do Amazonas.

O deputado se destaca também pelos projetos de leis e emendas que garantem o futuro da população do Amazonas como: Autonomia financeira da Universidade do estado do Amazonas (UEA), que foi devolvida; criou a lei que autoriza as escolas estaduais aplicarem o ensino da lei Maria da penha; autor da lei que permite o parcelamento em até 12x o pagamento do imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), entre tantos outros projetos.