José Ricardo

Perfil

Nome: José Ricardo Wendling

Partido:

Aniversário: 23/06

 

Biografia

O deputado estadual eleito José Ricardo Wendling nasceu no Estado do Rio Grande do Sul, mas mora em Manaus desde os 7 anos de idade. Cursou os ensinos fundamental e médio nas escolas públicas Ângelo Ramazotti, Ruy Araújo e Benjamin Constant. Em 1988, formou-se em Economia pela Universidade do Amazonas; e em 1999, concluiu o curso de Direito pela Faculdade Nilton Lins, tendo se pós-graduado, posteriormente, em Gerência Financeira Empresarial e Metodologia de Ensino Superior do Amazonas.

José Ricardo iniciou suas atividades como vendedor ambulante, trabalhando, por vários anos, no Distrito Industrial, nas empresas Sharp, Sanyo e Ava Industrial. Foi professor titular de Economia, de 1992 a 1994, no CIESA e, em 2005, nas Faculdades Dom Bosco. Desde 1989, atua como economista, prestando serviço de Consultoria Econômica para empresas do Pólo Industrial.

Entre as atividades de participação popular, ele já presidiu o Conselho Regional de Economia AM/RR, de onde foi conselheiro titular. Também coordenou o Comitê de Ação da Cidadania Contra a Fome; foi fundador do Fórum do Orçamento Público; atuou no Fórum pela Ética na Política; participou de atividades religiosas e pastorais na Paróquia São Francisco; colaborou na Cáritas, nas Pastorais Sociais e no Grito dos Excluídos da Arquidiocese de Manaus; contribuiu na organização nos Conselhos Municipal e Estadual de Segurança Alimentar e a Implantação do Fome Zero/Bolsa Família em Manaus.

Participação Política

Desde 1995, é filiado ao PT, e colaborador desde a sua fundação, em 1980. Foi membro do Diretório Estadual e membro do Diretório Municipal em Manaus e, em três gestões, foi secretário de Finanças, coordenando a aquisição da sede própria do PT. Também concorreu à presidência do PT Manaus, em 2001 e em 2009, e do PT Amazonas, em 2007.

José Ricardo concorreu, pela primeira vez, uma eleição como candidato a vereador em 1996, quando ficou como quarto suplente. Em 2000, candidatou-se pela segunda vez, ficando como terceiro suplente; e em 2002, concorreu como candidato a deputado estadual, terminando em primeiro suplente. Em 2004, ele elegeu-se vereador, disputando novamente as eleições em 2006, como deputado estadual, terminando como segundo suplente. Em 2008, José Ricardo elegeu-se, pela segunda vez, vereador de Manaus/PT; e em 2010, venceu a eleição para deputado estadual, conquistando mais de 38,3 mil votos.

Mandato de muitas lutas.

Na Câmara Municipal de Manaus, ele já atuou como líder do PT, presidindo ainda a Comissão dos Direitos Humanos e a Comissão de Legislação Participativa.

Dentre as suas principais defesas e lutas, destacam-se: na área do transporte - projeto da meia-passagem, transparência da tarifa de ônibus, licitação e melhoria do sistema de transporte; na área da educação - projetos para bibliotecas, emendas no orçamento para construção de escolas, denúncias de falta de merenda, luta pelo PCCS dos professores e cobrança pela melhoria da qualidade na educação; na área da moradia - cobrança por uma política habitacional do Município, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida; na questão da água - questionamento na Justiça sobre o reajuste da água e sobre a falta de água para a população; e na área da saúde - luta pela melhoria no atendimento básico.

Fonte: Gabinete do Deputado