PSD

Nejmi Aziz

Perfil

Nome: Nejmi Jomaa Abdel Aziz

Partido: PSD

Aniversário: 01/05

 

Biografia
Nejmi Aziz é natural de Foz do Iguaçú, Paraná e em 1994 escolheu o Amazonas como morada para constituir sua família e construir sua carreira profissional. Nejmi é empresária, casada com o Senador da República Omar Aziz (PSD) e mãe de três filhos.
Em 1995, um ano após vir morar na cidade de Manaus, Nejmi iniciou um trabalho silencioso e voluntário junto à instituição social Abrigo Moacyr Alves, prestando serviços de melhoria da condição física e gerencial da instituição voltada à ajudar crianças em vulnerabilidade social. E assim seguiu ampliando, cada vez mais, seu raio de atenção e dedicação às pessoas necessitadas de solidariedade, junto às instituições filantrópicas e de caridade amazonense.
Em abril de 2010, tornou-se primeira-dama do Amazonas com a chegada de Omar Aziz ao posto de governador do Estado. Dentro do propósito de cuidar e criar oportunidades às pessoas, marca de gestão Omar Aziz, Nejmi ampliou o trabalho solidário junto às Organizações da Sociedade Civil (OSCs) amazonenses, na capital e no interior, visitando cada uma delas e acolhendo crianças, jovens, adultos e idosos em vulnerabilidade. Selou uma parceria voluntária com o Governo do Amazonas, participando, ouvindo a população e incentivando os programas estaduais de assistência social, geração de emprego e renda, saúde, educação e meio ambiente.
 
Envolveu as primeiras-damas municipais do Amazonas em uma rede solidária de conhecimento e contribuição com projetos sociais do Governo do Amazonas, como: a implantação de Escolas de Tempo Integral, Centros de Convivência da Família e Prosamim. Além disso, liderou a promoção de campanhas sociais pelo combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, combate às drogas e à exploração do trabalho infantil. Incentivou a doação de leite materno, a prática dos exames de mama e de colo do útero para as mulheres, além da doação de sangue e campanhas de segurança no trânsito e de estímulo ao plantio de árvores.
Apoiou diretamente o pioneirismo da gestão Omar Aziz na imunização contra o vírus do HPV, causador do câncer de colo do útero. O programa de vacinação contra o HPV atendeu crianças das escolas públicas e privadas da rede de ensino do Amazonas e serviu de referência para o Governo Federal implantar em todo país.
Na educação, Nejmi consolidou uma grande parceria com gestores, professores, alunos, pais e funcionários das escolas da rede pública estadual, na capital e no interior, em prol de campanhas sociais e da qualidade do ensino público. Sua presença nas escolas, palestrando sobre saúde pública, causas sociais e ambientais reforçou a política estadual de educação dentro do modelo de escolas de tempo integral.
Incentivou o segmento ambiental em Manaus e nos municípios por meio de projetos como: o plantio ornamental nos 311 mil metros quadrados de canteiros da Avenida José Lindoso (Avenida das Torres); a arborização do Conjunto Habitacional Cidadão XII e o Reflorestamento nos municípios de Apuí, Boca do Acre, Lábrea e Novo Aripuanã, os mais afetados pelo desmatamento no Amazonas. Além disso, participou do reequipamento das secretarias municipais de meio ambiente e da instalação da rede de trabalho das Mulheres da Floresta.
Foi pioneira no Amazonas na utilização das redes sociais e da internet como forma de aproximar a população da gestão pública estadual e na mobilização solidária à população vulnerável.
Em outubro de 2011, Nejmi assumiu a presidência de honra do Fundo de Promoção Social (FPS) do Governo do Amazonas que tem como linhas prioritárias a geração de trabalho e incremento de renda, inclusão social e auto sustentação econômica. A frente do FPS recebeu propostas de OSCs dentro da finalidade do Fundo e deliberou juntamente com o colegiado de 20 conselheiros. Supervisionou e fiscalizou as ações de geração de renda e qualidade de vida do Fundo que beneficiou mais de 16 mil famílias amazonenses, dentro de um investimento estadual de mais de R$ 11 milhões.
Em 2012, assumiu a presidência do diretório municipal do Partido Social Democrático (PSD) em Manaus e a vice-presidência do diretório estadual do PSD-AM, com uma atuação voltada à construção de políticas públicas de desenvolvimento do Amazonas e da cidade de Manaus.
Nejmi foi primeira-dama do Amazonas até o ano de 2014. E em 31 de dezembro de 2020, por ser a primeira suplente da Coligação “Amazonas com Segurança I” que compõem os partidos PSD, PRB e DEM, tomou posse como deputada estadual da 19ª legislatura da Aleam, com mais de 19 mil votos nas eleições de 2018.
TÍTULOS E HOMENAGENS:
 • Título de "Mulher do ano de 2010” – Jornal Acrítica
 • Título de cidadã itacoatiarense – Dezembro 2010
 • Medalha Tiradentes da Polícia Militar do Amazonas - Abril 2011
 • Medalha Mérito Policial Militar do Amazonas - Abril 2011
 • Medalha de Ouro Zany dos Reis na área de Assistência Social - Agosto 2011
 • Título de "Madrinha dos Bancos de Leite Humano" do Estado do Amazonas - Agosto 2011
 • Título de Cidadã Amazonense pela ALE-AM - Dezembro 2011
 • Título de cidadã borbense – 2012
 • Medalha do Mérito Legislativo - Dezembro 2012
 • Título de Cidadã irandubense - Março 2013
 • Título de Cidadã riopretense - Abril 2013
 • Troféu Mulheres de Fibra pela Semjel - Março 2014
 • Certificado de Reconhecimento Público da UFAM pelos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense - Dezembro 2014
 • Título de "Madrinha do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC)
 • Título de "Madrinha do Lar Batista Janell Doylle
 • Título de "Madrinha do Pró-Menor Dom Bosco
 • Título de "Madrinha do Dia Rosa de Combate ao Câncer de Mama
SIGA NAS REDES SOCIAIS