PSD

Ricardo Nicolau

Perfil

Nome: LUÍS RICARDO SALDANHA NICOLAU

Partido: PSD

Aniversário: 21/08

 

 

Biografia

Luís Ricardo Saldanha Nicolau é deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD). Nasceu em Manaus (AM) no dia 21 de agosto de 1975. Em mais de duas décadas de vida pública, tem dedicado seus mandatos à melhoria da qualidade de vida da população, especialmente na área da Saúde. É casado e pai de duas filhas. Filho do médico neurocirurgião e ex-deputado federal, Dr. Luiz Fernando Nicolau, o deputado Ricardo Nicolau administrou, com 16 anos de idade, ao lado do pai, o extinto Hospital e Pronto-Socorro dos Acidentados. Também esteve na direção da instituição filantrópica Sociedade Pró-Saúde ‘Dr. Luiz Fernando’ e do Hospital, Pronto-Socorro e Maternidade Samel. Ricardo Nicolau entrou na política em 1996 como vereador na Câmara Municipal de Manaus (CMM), dono da segunda maior votação do pleito – 8.143 votos. Em 1998, conquistou sua cadeira na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) pela primeira vez ao ser novamente o segundo mais votado, com 19.915 votos. Após um período longe do meio, retomou a carreira política no ano de 2007, para cumprir seu segundo mandato de deputado estadual após obter 25.786 votos nas urnas. Nesse período, correspondente à 16ª Legislatura da Aleam, Ricardo Nicolau foi Vice-líder do Governo do Estado e 1º Vice-presidente da Casa. Paralelamente, presidiu a extinta Comissão de Administração, Serviços Públicos, Transporte e Obras, além de ter feito parte de outras oito comissões técnicas permanentes. Foi reeleito em 2010 para o terceiro mandato na Aleam com 31.748 votos. Em 2011, primeiro biênio da 17ª Legislatura, Ricardo Nicolau foi eleito presidente da Aleam, tornando-se o mais jovem presidente da história, aos 35 anos. A gestão do parlamentar foi um divisor de águas para a Casa, que se aproximou da população e conquistou recordes e avanços pioneiros. Após dois anos no comando do Poder Legislativo Estadual, o deputado assumiu em 2013 o cargo de Ouvidor-Corregedor da Casa e a presidência da Comissão de Saúde, Previdência, Assistência Social e Trabalho, além de se tornar membro de outras quatro comissões. Em 2014, Ricardo Nicolau foi reeleito com a segunda maior votação do Estado para o cargo. O deputado conquistou 38.425 votos nas urnas que garantiram seu quarto mandato. Para o primeiro biênio da 18ª Legislatura, iniciada em 2015, o parlamentar foi reconduzido ao cargo de Ouvidor-Corregedor após conquistar votos favoráveis de 19 dos 21 deputados presentes à eleição da Mesa Diretora. Permaneceu na presidência da Comissão de Saúde e Previdência, além de compor mais três comissões – Mulher, Famílias e Idoso; Cultura; e Defesa do Consumidor. A partir de 2017, ano que marca o início do segundo biênio da 18ª Legislatura, o deputado Ricardo Nicolau é conduzido, por eleição interna entre seus colegas parlamentares, ao cargo de 2º Secretário da Mesa Diretora. Também continua à frente da Comissão de Saúde e Previdência, assim como segue fazendo parte das Comissões de Mulher, Famílias e Idoso; Cultura; e Defesa do Consumidor.  

Gestão de avanços

Como presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Ricardo Nicolau economizou em 40% no custeio da Casa. A medida abriu portas para novos investimentos que melhoraram a infraestrutura, o funcionamento e os serviços prestados pelo Parlamento em apenas dois anos. Ricardo Nicolau realizou o primeiro concurso público da Aleam em 26 anos, com 132 vagas. Todos os aprovados foram convocados e, atualmente, fazem parte do quadro funcional efetivo da Casa. O deputado é o fundador do Centro de Cooperação Técnica do Interior (CCoti), que está presente em 100% do interior atualizando leis e oferecendo cursos de capacitação. Na gestão Ricardo Nicolau, a Aleam se tornou o primeiro órgão público estadual da América Latina com a tripla certificação de qualidade pelos selos internacionais ISO 9001:2008 (serviços administrativos), ISO 14001:2004 (respeito ambiental) e OHSAS 18001:2007 (segurança e saúde no trabalho). A economia promovida pelo deputado também permitiu a construção do complexo de obras formado por um edifício-garagem com 500 vagas, um centro médico e uma creche, cujas obras foram 90% concluídas durante a presidência de Ricardo Nicolau. Os canais de televisão (55.2 digital) e rádio (106,9 FM) da Aleam passaram a transmitir em sinal aberto em 2012, após parceria firmada pelo deputado Ricardo Nicolau com o Senado Federal. Na administração de Ricardo Nicolau, todas as leis estaduais aprovadas pela Assembleia nos últimos 50 anos foram digitalizadas. Também por iniciativa do deputado, parlamentares e juristas montaram comissão para atualizar a Constituição Estadual, editada há 23 anos. Após acordo com o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça, o deputado Ricardo Nicolau transferiu em 2011 parte do orçamento para que o Judiciário mantivesse 36 comarcas abertas no interior do Amazonas. Também quitou todas as dívidas antigas da Casa e deixou R$ 18,4 milhões em caixa no fim de sua gestão.  

Homenagens

Locais:  
  • Medalha Tiradentes – Polícia Militar do Amazonas (2011)
  • Medalha do Pacificador – Exército Brasileiro (2011)
  • Medalha Ordem do Mérito Naval – Marinha Brasileira (2012)
  • Medalha de Ouro Adriano Jorge – CMM (2012)
  • Homenagem Honrosa – Sindicato dos Servidores do Tribunal de Contas do Amazonas (Sindicontas) (2011)
  • Diploma Destaque Feam 2011 – Fórum de Educação do Estado do Amazonas (2011)
  • Troféu Caboclo – Movimento Nação Mestiça (2012)
  • Cidadão Benemérito – Grêmio Recreativo Escola de Samba (G.R.E.S.) Sem Compromisso (2012)
  • Diploma de Membro Honorário – Frente Parlamentar da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Amazonas (FCDL-AM) (2011)
  • Honra ao Mérito pela criação da Unialeam – Escola do Legislativo Senador José Lindoso Aleam (2015)
  • Honra ao Mérito pela construção do edifício-garagem e centro médico da Aleam – Sessão Especial em homenagem aos 10 anos da nova sede da Aleam – Iniciativa: deputado Belarmino Lins (2016)
No interior do Amazonas:  
  • Título de Cidadão Silvense – Câmara Municipal de Silves
  • Título Benemérito de Cidadão – Câmara Municipal de Apuí
  • Título Benemérito de Cidadão – Câmara Municipal de Manicoré
  • Diploma de Honra ao Mérito – Câmara Municipal de Presidente Figueiredo
  • Diploma de Honra ao Mérito – Câmara Municipal de Codajás
  • Diploma de Honra ao Mérito – Câmara Municipal de Anori
  • Diploma de Honra ao Mérito – Câmara Municipal de Iranduba
  • Diploma de Honra ao Mérito – Câmara Municipal de Careiro Castanho
  • Diploma de Honra ao Mérito – Câmara Municipal de Manaquiri
  • Diploma de Honra ao Mérito – Câmara Municipal de Rio Preto da Eva
  • Diploma de Honra ao Mérito – Câmara Municipal de Benjamin Constant
  • Diploma de Honra ao Mérito – Câmara Municipal de Parintins
Nacionais  
  • Homenagem como Palestrante da XVII Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizada em 2013 em Recife (PE) – União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) (2013)
      Fonte: Gabinete do Deputado