O Poder Legislativo de Manacapuru, implantou o Sistema Informatizado de Ouvidoria (E-Ouv), que recentemente se integrou ao E-sic e passaram a formar o Fala.BR, desenvolvido pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU). A nova ferramenta é utilizada para recebimento e análise de solicitações da população e serve de espaço para encaminhamento de sugestões, reclamações e denúncias.

A partir de agora, a população passa a contar com mais esta opção para registro de demandas com a Ouvidoria Legislativa. Através do sistema Fala.BR, entrando no site da Câmara de Vereadores (http://www.ale.am.gov.br/manacapuru/), basta clicar no banner do E-Ouv, logo o cidadão será encaminhado para a plataforma digital do Fala.BR, onde poderá escolher se deseja fazer elogios, denúncias, reclamação ou sugestões, em seguida, o usuário escolhe o assunto a ser tratado, preenche todas as informações e encaminha a sua demanda.

O presidente da Câmara de Vereadores, Sassá Jefferson, destaca que a plataforma web é gratuita, sem qualquer ônus para adesão do Legislativo e que o sistema foi desenvolvido pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), cabendo apenas à operacionalização pela Casa e também a importância da ouvidoria. “Esse canal traz como importância a abertura para um instrumento de participação e controle social”, finaliza.