A pandemia de coronavírus forçou os governos e prefeituras a decretarem o fechamento de estabelecimentos comerciais no Amazonas e em outros Estados brasileiros. Em quarentena ou isolamento, as famílias também devem consumir menos. O resultado é que a renda do trabalhador pode ser afetada.

“A pandemia de infecção do novo coronavírus terá um efeito nefasto nas famílias mais pobres, pequenos empreendedores e na renda da população manacapuruense”, disse o presidente da Câmara Municipal de Manacapuru, vereador Sassá Jefferson, que convocou todos os vereadores para uma Sessão Extraordinária, que ocorreu na noite do último sábado (28).

A finalidade da Sessão Extraordinária, era deliberar sobre o Projeto de Lei Municipal Nº 043/2020, de autoria do Poder Executivo que, trata da isenção da cobrança das taxas de água em Manacapuru, pelo período de 90 dias, podendo ser prorrogado. Em um de seus artigos, o projeto ainda diz que o SAAE providenciará o religamento do fornecimento de água em residências que tiveram o serviço desligado por falta de pagamento, desde a data em que foi decretado situação de emergência de saúde pública no município, decorrente do coronavírus (COVID-19), no dia 18 de março de 2020.

Durante a discussão do projeto, os vereadores colocaram em votação, emenda que aumenta de 90 para 120 dias, o período de isenção da cobrança da taxa de água. O projeto do Executivo juntamente com as emendas dos parlamentares, foram colocadas em votação e aprovadas por unanimidade, e tão breve seguirá para sanção do prefeito.

“Muitas vezes o cidadão que está para ter a água cortada é aquele trabalhador informal que vende produtos na rua e que agora, com as ruas cada vez mais vazias, não tem para quem vender e não vai conseguir recursos para o básico”, salientou Sassá Jefferson após o término da sessão.

Como uma das medidas de prevenção ao Coronavírus, conforme orientação dos órgãos de Saúde, a presença de público nas Sessões está suspensa desde o dia 18/03, porém para que a população acompanhasse a reunião, toda a votação das matérias, foi transmitida ao vivo na Fan Page oficial da Casa.