A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas promoverá no dia 14 de junho, a partir das 8h, o SEMINÁRIO “EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA ASSEGURAR A FORMAÇÃO ESCOLAR NO ESTADO DO AMAZONAS”.

A educação é um desafio de toda a sociedade e dela dependem o progresso e desenvolvimento de um país. Nesse sentido, busca-se assegurar, por meio da lei, o acesso à educação. Entretanto, os desafios começam na elaboração da norma, sua aplicabilidade frente às diversas realidades até alcançar o trabalho diário em sala de aula.

Neste evento iremos discutir a Educação Básica explorando os desafios e estratégias que permeiam cada etapa: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio com a vertente para Educação Física e, ainda Ensino Religioso. Teremos também uma palestra cujo tema Elaboração de Projeto de Lei e Processo Legislativo visando instrumentalizar os professores acerca da linguagem das leis e processo legislativo fornecendo subsídios para que o docente possa trabalhar em sala de aula a possibilidade de que o exercício da cidadania perpassa pela construção das leis pelo Poder Legislativo, sobretudo, que enquanto cidadãos a Constituição nos outorga a possibilidade de propor uma lei a partir do instrumento constitucional – lei de iniciativa popular (art. 61, §2º CF).

 

OBJETIVO GERAL:

Discutir os desafios e estratégias da Educação Básica e as especificidades de cada nível de ensino para assegurar a formação escolar no Estado do Amazonas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Analisar a Educação Básica no Estado do Amazonas buscando oferecer estratégias que subsidiem o trabalho diário do professor;
  • Promover debates acerca das políticas públicas que envolvem a Educação Básica no nosso Estado;
  • Evidenciar os desafios enfrentados pelos professores na prática cotidiana em sala de aula, em cada nível de ensino da Educação Básica;
  • Instrumentalizar os professores acerca do processo de elaboração das leis e do processo legislativo no intuito de favorecer que os mestres possam sugerir ao Poder Legislativo leis de iniciativa popular, quando necessário.

 

PALESTRANTES:





Criação: Diretoria de Informática. Gerência de Aplicativos. Ramal 4340.